sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Sugestões - Nuno Beato

Deixo aqui algumas sugestões para os vários grupos de trabalho:

Distribuição:

Proponho que se reúna uma colecção de curtas de animação nacional, o suficiente para ter 6 horas de animação (6 DVD) e apresentarem a proposta ao jornal o Publico. Eu próprio já lhes sugeri isso e houve interesse da parte do Jornal.

Marketing e Financiamento:

Acho que faz falta em Portugal uma feira ou mercado onde se possam fazer apresentações de projectos, procurar parceiros ou animadores entre outros. Pode estar inserido em algum festival, no entanto deve ser pensada a melhor forma de chamar investidores para este mercado. Porque não o encontro de profissionais de animação em 2011 em Montemor-o-Novo. Em Espanha existem vários festivais com estas feiras.

Associações:

Acho que o maior problema das associações ligadas á animação em Portugal é o problema financeiro, depois de energia inicial e vontade de todos em criar uma associação ela acaba por morrer ou perder a maior parte dos sócios por falta de capacidade de gestão, por muito boa vontade que a direcção das associações tenha é impossível gerir uma associação e ter um trabalho diário ao mesmo tempo.

Este problema podia ser resolvido se a casa da animação conseguisse fazer o secretariado e a gestão destas associações. Também é extremamente importante cobrar cotas. Eu ainda não paguei cotas nem da casa da animação nem da APPA porque nunca recebi nenhum documento para efectuar o pagamento.

O dinheiro das cotas é pouco mas certamente ajudaria pelo menos a pagar o ordenado do secretariado das várias associações.

Proponho apenas a criação de uma associação de profissionais de animação, já existe uma associação de realizadores, não acho que faça falta criar mais um. Também proponho que essa associação de profissionais de animação seja aberta a todos, o que não aconteceu na última que foi criada e acabou por se diluir.

Espero que as propostas que deixo possam ser úteis.

Nuno Beato

Sem comentários: