quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Que caminhos para animação portuguesa?

Este espaço é sem dúvida um dos elementos fundamentais para ouvir opiniões, sugestões e contributos, para podermos todos ter uma melhor consciência global da nossa conjectura, aliás isso já está a acontecer, tenho lido excelentes intervenções e penso que os contratempos são normais e até podem ser saudáveis pois expõem situações que poderão ser evitadas no futuro.

A divulgação deste blog por todos nós é sem dúvida muito importante. É importante que o nosso público acompanhe o que se passa com o nosso trabalho, sem o apoio e interesse do público geral não tem piada nenhuma trabalhar e acima de tudo não se gera sustentabilidade. O que se faz em Portugal é bom no geral, não digo que exista industria mas existe certamente muito talento, técnica e profissionalismo, e é pena que o público em geral nem se aperceba que nós existimos, por vezes pensa-se que nem sequer é feito cá. Temos de mudar isso. Com o apoio do nosso público conseguiremos tudo o que quisermos.

Agradeço desde já ao Abi e ao Humberto, e a todos que já aqui deixaram valiosos contributos de informação preciosa, espero que continuem. Todos querem perceber quais os caminhos que existem actualmente, nisso os mais experientes têm um papel vital em iluminar e guiar os menos experientes. (Com estas metáforas todas relativamente aos dinossauros prefiro usar os termos mais e menos experientes, pode ser-se novo e ter experiência, assim como se pode ser velho e ser-se inovador).

Penso que antes de mais devemos fazer uma análise exaustiva do panorama actual que existe, de modo a que todos os que participem neste caminho possam estar em pé de igualdade em termos de conhecimento sobre o que existe e como funciona a animação em Portugal.
Irei sugerir a criação de um dossier por grupo de trabalho, que resuma e faça um ponto de situação do panorama nacional actual em termos práticos e para leigos, a legislação nacional e europeia, instituições estatais, concursos e apoios, festivais e divulgação, etc, digamos que será uma bíblia sobre o funcionamento e entidades que existam em relação á nossa área, e também informação sobre todos os estúdios, empresas, e indivíduos que trabalham em animação em Portugal, com especificações de técnicas, 2d, 3d, jogos, etc e respectivos portfolios. (Já há recolhas de informação que nos permitem não ter de fazer tudo do zero). Assim teremos uma consciência global de nós próprios e da nossa industria. Depois penso que teremos de recolher exaustivamente todas as sensibilidades e opiniões sobre cada tema a abordar pelos grupos de trabalho de modo a estarem todos os pontos de vista representados democraticamente e confrontar tudo com a realidade e definir uma ordem de trabalhos. Aqui nada de novo, penso que é o que se pretende.
Por fim, tenho esperança que se encontrem propostas, planos de mudança, e objectivos, que poderão ser compilados em outro dossier e que vão de encontro aos objectivos que se estabeleceram neste encontro e que se pretende que sejam representativos dos interesses de todos. Nem que para isso se tenha de alterar leis ou normas já instituídas. Tenho consciência que será um processo demoroso e de longo prazo mas se for construtivo será de certeza de grande utilidade prática, um grande contributo para todos nós e para o futuro do mercado da animação portuguesa.

Ler este blog tem sido inspirador e motivante, acima de tudo se os mais experientes continuarem a esclarecer-nos sobre assuntos que para a maioria são desconhecidos e um bicho de sete cabeças. A todos a continuação de um bom trabalho, obrigado, a falar é que as pessoas se entendem. Cumprimentos animados para todos.
Miguel Braga

Bang! Bang! Animation

PS: Para o Humberto não se queixar da falta de bonecos no site, aqui fica uma imagem de um short que fizemos para concorrer a um concurso do MTV em 2005.

Não acho a tua presença nada excessiva Humberto, pelo contrário, penso está já a ser um bom contributo.

Sem comentários: