terça-feira, 16 de março de 2010

Encontro de Profissionais e Amigos da Animação - comunicado

CAMINHOS PARA A ANIMAÇÃO PORTUGUESA

Concluído o segundo encontro de profissionais de animação, que teve lugar no dia 13 de Março de 2010, no Festival Monstra - animadores, argumentistas, estudantes, músicos, produtores, programadores, realizadores e sonoplastas subscrevem o seguinte comunicado:

O Cinema de Animação português teve nos últimos quinze anos um reconhecimento internacional extraordinário com um número de prémios, menções honrosas, selecções para os melhores festivais do mundo e convites para retrospectivas, sem precedentes.

Este contributo inestimável para a projecção da cultura nacional e dos seus autores, facto reconhecido pelo ICA em vários fóruns, está em risco de se esgotar devido à desadequação e à ineficácia do actual modelo de gestão de apoios bipartido pelo ICA e pelo FICA. Assistimos:

- À redução do financiamento disponibilizado pelo ICA, em cerca de um milhão de euros/ano para apoiar a produção de curtas-metragens e para apoiar a internacionalização das empresas, o que é vital para viabilizar a montagem financeira dos projectos e para penetrar nos mercados.

- À passagem dos apoios à produção das séries e longas-metragens de animação em exclusivo para o FICA.

- À inércia que culminou na actual suspensão do FICA. A consequência foi a ausência de apoios à produção de séries e longas-metragens de animação em Portugal nos últimos três anos e o desrespeito por compromissos assumidos previamente com as produtoras nacionais e internacionais.

- Nove a quinze milhões de euros orçamentados para apoiar projectos de animação não foram executados.

- As produtoras nacionais de animação estão na eminência de suspender a actividade, pois enquanto o FICA não voltar a ser activado, não conseguem reunir o financiamento necessário para cumprir com co-produções internacionais, algumas previamente seleccionadas em concurso de apoio ao desenvolvimento do ICA, e com pilotos muito bem acolhidos pelas televisões europeias.

Alarmados com o cenário descrito e com os danos irreversíveis que este pode causar num sector, com inequívoco potencial de expansão, empregabilidade e projecção da imagem externa do país, os profissionais da animação estão em fase adiantada de discussão de uma CARTA ESTRATÉGICA para o sector onde integram propostas relativas a modelos e novas oportunidades de financiamento e de formação de profissionais capazes de salvaguardar o futuro do sector a médio e longo-prazo, e a garantir a qualidade das suas produções.

A Carta Estratégica pretende-se como um documento orientador e gerador de um diálogo profícuo que ajude os decisores políticos a rectificarem erros recentes, a reajustarem sinergias e políticas, a reverem a magnitude do investimento no Cinema de Animação, de modo a consolidarem um dos sectores do cinema e do audiovisual que mais tem prestigiado o país e difundido a cultura nacional.

A Carta Estratégica será entregue nos ministérios da Cultura, Educação e Ensino Superior, e disponibilizado aos órgãos de Comunicação Social após o Festival Cinanima em Novembro de 2010.

2 comentários:

Jorge Ribeiro disse...

Foi-me impossivel ir ao Encontro, por motivos profissionais, mas assino por baixo.

Anónimo disse...

Olá! Eu estive presente no encontro onde ouvi criticas relativas à funcionalidade do fórum.
Ao visitá-lo notei que (isto somente segundo a minha opinião) de facto é muito pior do que podia imaginar, pois a sua organização é bizarra e os tópicos são maioritariamente desinteressantes e não promovem outra coisa a não ser comentários redundantes que não acrescentam nada útil para a comunidade.

Então é assim, regra geral um Fórum tem como propósito a partilha livre de conhecimento e promover a entre-ajuda entre os seus membros e como está agora parece uma mailing list.

Deixo a minha recomendação:

Um fórum considerado agradável pela grande maioria dos internautas necessita de uma área com:
a) Um tópico onde as pessoas se apresentem;
b) Um tópico com Noticias, como já têm;
c) Um tópico onde os membros possam falar do que bem lhes vier à cabeça (para não o fazerem nos outros tópicos);

...Uma área onde o pessoal possa apresentar as suas animações e/ou esclarecer duvidas/receber feedback sobre elas com os seguintes tópicos pelo menos:
a) Trabalhos em progresso;
b) Trabalhos finais;

...Uma Galeria para apresentação das animações já disponíveis gratuitamente e legalmente em locais como Youtube e derivados também seria bom e dividida em
a) Produções nacionais;
b) Produções estrangeiras;
c) Melhores trabalhos de membros do fórum (para motivar o pessoal a fazer algo);

...E ainda a famosa area de Ajuda onde se podiam incluir alguns dos já existentes tópicos, nomeadamente os grupos de trabalho.


Quanto ao medo de Spam referido... é infundado, mas todos os fóruns necessitam de facto de moderadores, não à volta a dar, um carro precisa de gasolina, mas normalmente os próprios membros mais conscientes de uma correcta comunicação ajudam um pouco nessa tarefa.

Claro está a minha critica tem lacunas mas espero que possam retirar algo útil dela.



P.S.: Já agora, 24horas depois ainda não obtive o e-mail de confirmação que me permite aceder a ele.