sexta-feira, 19 de março de 2010

Olá a todos

Na passada terça-feira o grupo sobre associativismo / direitos de autor reuniu-se com Michelle Chan, presidente da CPAV ( Centro profissional do sector audiovisual), que pediu ao sector da animação que elabore uma lista de actividades / profissões especificas da animação, para levar à Assembleia da República. Trata-se de um projecto de lei que reconhece um novo regime de regulação das profissões artísticas, no qual se encontra um sistema próprio de Segurança Social.

Essa lista deve expor competências, saberes, formação, experiências e especifidades do mercado de trabalho. É uma lista simples, mas muito concreta. O nosso grupo, juntamente com a produtora Sardinha em Lata, começou por elaborar uma primeira lista de profissões dentro do sector da animação. Deste modo, vimos partilhar com voces esta lista de modo a ser completada com todas aquelas profissões nas quais algum de vós ainda não se sinta representado.

A Lista inicial engloba as seguintes profissões:

Animador
Layout
Director de animação
Criador gráfico
Intercalador(2D)
Construtor (Volumes)
Figurinista(Volumes)
Traçador (2D)
Técnico de Lypsinc
Director de vozes
Editor/Montador
Pintor (2D,3D)
Técnico de Animação- com conhecimentos técnicos em diferentes softwares de animação (anime studio, toon boom, Flash, Corel, 3Dmax, Maya, etc)

Outras profissões, tais como:

Realizador
Argumentista
Director de Fotografia
Pós-produtor
Sonoplasta
Produtor
Produtor Executivo
Músico
Secretária de Produção

já se encontram na lista do cinema de imagem real.

Antes de mais, e pelo menos até Sábado (dia 20) gostávamos que quem não se sente incluído nestas profissões que o diga e acrescente a profissão que ache que melhor o identifique. Numa outra fase gostaríamos também de contar com a ajuda de profissionais da área para completar as especifidades de cada profissão.

Pedimos desculpa pelo prazo ser tão curto mas só ficámos conscientes da elaboração deste documento no 2º Encontro Nacional e o prazo de entrega será já no final deste mês.

Agradecemos a colaboração de todos e pedimos que as respostas sejam enviadas para o mail do grupo: grupo.associativismo@gmail.com
Adriana Castro, Cátia Salgueiro, João Real e Nádia Cardoso

1 comentário:

Ricardo Blanco disse...

Olá a todos!
Parabéns pela iniciativa que é de louvar.
Apenas um reparo, na lista penso que não vem mencionada a categoria de artista de storyboard (ligado ao cinema de animação claro, com as suas particularidades que se distinguem dos storyboards realizados para publicidade ou cinema de imagem real).
Poderei enviar este mesmo comentário para o mail inducado.
Obrigado e continuação de um bom trabalho.