quarta-feira, 10 de março de 2010

ENCONTRO NACIONAL DE PROFISSIONAIS E AMIGOS DA ANIMAÇÃO - 2ª EDIÇÃO

Segundo Encontro Nacional de Profissionais e Amigos da Animação
13 de Março de 2010, Sala 2, Cinema São Jorge, Lisboa

A primeira edição deste encontro, em Montemor-o-Novo, Janeiro passado, reflectiu uma mobilização sem precedentes: cerca de 100 pessoas participaram na iniciativa, motivadas pela vontade de desenvolver uma reflexão séria sobre o sector, e de contribuir para a sua reorganização, tendo em conta a clara mudança de paradigma, que identifica as indústrias criativas como potenciais promotoras de riqueza e veículos privilegiados para a difusão de um património cultural.

Essa reflexão tem como objectivo primordial a elaboração de uma carta estratégica para o cinema de animação em Portugal.

O Encontro de Montemor inaugurou, assim, uma intenção colectiva de definição de um plano estratégico estruturante para o cinema de animação português, considerando as valências do sector e aproveitando sinergias e dinâmicas associadas. Durante dois dias, deram-se a conhecer os principais intervenientes e discutiram-se alguns figurinos e mapas do actual estado da animação portuguesa.

Num segundo momento do encontro, identificaram-se grandes temas, que deram origem a grupos de trabalho – doseando questões de conceptualização, escalas de produção, definição de públicos e mercados, fragilidades e preocupações.

Finalmente, apresentou-se um estudo académico em curso, de que se espera um quadro geral do cinema de animação português.

O primeiro encontro originou também a criação de um blog e de um fórum focalizados nas questões em agenda, que servem o propósito de repositório de sugestões e espaço de discussão aberto e contínuo onde se actualizam e se apresentam pontos de vista, contributos e novas questões.

O próximo encontro terá lugar na Monstra − a quem agradecemos pelo acolhimento − e traduzirá um primeiro levantamento e esboço de análise dos contributos durante o período que permeou os dois encontros, identificando preocupações, alguns caminhos e possíveis abordagens para a viabilização do sector.

A reflexão sobre os grandes temas permanece em agenda, para discussão e debate entre todos os participantes:

1. FINANCIAMENTO | ESCALAS DE PRODUÇÃO |VISIBILIDADE
Grupo de trabalho: Bruno Caetano, Davide Freitas, Júlio Alves, Luís da Matta Almeida, Miguel Braga, Nuno Amorim, Nuno Folhadela, Ricardo Mata, Vanessa Ventura.

2. FORMAÇÃO
Grupo de trabalho: João Silva, José António Cunha, José Pedro Cavalheiro (Zepe), Marina Estela Graça, Pedro Teixeira.

3. ASSOCIATIVISMO | DIREITOS DE AUTOR
Grupo de trabalho: Adriana Castro, Cátia Salgueiro, João Real, Nádia Cardoso.

PROGRAMA
Data: 13 de Março de 2010
Local: Lisboa, Cinema São Jorge, sala 2

10h - Recepção dos participantes
Apresentação dos relatórios produzidos pelos grupos de trabalho
(20 minutos por exposição)

10h15 - Financiamento - escalas de produção - visibilidade
10h45 - Formação
11h15 - Associativismo - direitos de autor

11h45 Pausa para café

12h
Exposição de dúvidas, questões e novas problemáticas suscitadas pelas apresentações.

13h00-14h15 - Pausa para almoço

14h30 – 16h30
Definição de metas e objectivos tendo em vista a produção de um documento estratégico a ser apresentando no Cinanima 2010.

1. Continuação da discussão e reflexão sobre os grandes temas já identificados.
2. Dinâmica e funcionamento dos grupos.
3. Definição das próximas etapas.
4. Calendarização dos próximos encontros e Cinanima 2010.

17h00-17h30 - Conclusões do encontro

18h - CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

Sem comentários: