sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Workshops (não profissionais)


Dado que, compreensivelmente, o grupo da Formação, não faz intenções de se preocupar com os diversos workshops não profissionais de Cinema de Animação (com crianças, jovens, 3ª idade, ...) que tem vindo a ter lugar em Portugal há, pelo menos, 25 anos, gostaria de lançar aqui o repto de se constituir um novo grupo de trabalho sobre este assunto específico.

Assim gostaria de vos fazer, a TODOS, 3 perguntinhas muito simples:

1 - Já fizeram (orientaram ou participaram) em algum workshop de Cinema de Animação?

2 - Em que data foi esta vossa primeira experiência? e a última?

3 - Conhecem alguém, ou alguma instituição, que faça (oriente), ou tenha feito (organize), algum destes workshops? (por favor listem todos os que conhecerem pessoalmente e, se possível, convidem-nos a participar directamente neste Blog, ou no nosso futuro Fórum).

E finalmente gostaria de saber se há algum voluntário para fazer parte deste novo grupo de trabalho para se poderem definir os objectivos a atingir, elaborar um novo questionário e coordenar as informações que vierem a ser disponibilizadas.
Desde já agradeço os vossos comentários, que espero da parte de TODOS.

4 comentários:

Marina Estela Graça disse...

Olá Abi.
Agradeço a tua iniciativa e ofereço-me para colaborar.
Assim que me for possível, irei responder às tuas questões.

Zepe disse...

Olá:
Eu orientei de 1987 ao 1994 alguns workshops para crianças e para adolescentes no ex-serviço ACARTE, no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian.
Como rápidamente o que era o Atelier de Cinema de Animação ACARTE, evoluiu para o que foi o CITEN, Centro de imagens e Técnicas Narrativas, passei a partir de 1995 a dedicar-me à orientação e leccionamento de cinema de animação para adultos.
Infelizmente não me poderei dedicar ao grupo que o Abi propõe, apesar de o considerar fundamental, por razões que já apresentei neste blog.

Virgilio disse...

Boa tarde Abi.
Parabéns por te recordares deste segmento onde muitos nós colaboram com alguma regularidade como é o meu caso. Seguem as minhas respostas à tua solicitação:
1 - Colaborei em 7 workshops de escrita do argumento para cinema de animação, entre 2002 e 2009.
2 - A minha primeira experiência num workshop desta natureza foi como coordenador e formador no workshop “Escrita do guião no cinema de animação”, IX Caminhos do Cinema Português, Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra, 27-28 Abril 2002. A mais recente foi na master class de “Adaptação de obras literárias ao cinema” no Training Ground do FEST 09 em colaboração com Dome Karukoski, 24 Junho 2009, Espinho.
3 - Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos (APAD), Lisboa; Caminhos do Cinema Português, Coimbra; Casa da Animação, Porto; Festival de Curtas-metragens do Porto Corta!, Porto; Ovarvídeo, Ovar; Training Ground do FEST, Espinho.

Abraço.
Virgílio

Cristiano Mourato disse...

Da minha parte:
1- Comecei a dar workshops à cerca de 3 anos.
Público alvo: crianças, adolescentes e adultos.
2- Desde 2004 que frequento diversos workshops da área. De referenciar os dois primeiros a que participei no já referido CITEN/Fundação Calouste Gulbenkian.

3- Animatu, Colégio dos Maristas - Parede, Estoril Film Festival