quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Um fórum de Animação Portuguesa

Foi falado no encontro e não sei se a sua construção já está em curso, mas vim hoje desenvolver um pouco mais esta ideia de um fórum português de animação.

Porquê um fórum?
Antes de mais, porque não? Não temos nenhum.

E depois, seria uma forma de todos os profissionais de animação se reunirem a nível nacional e se conhecerem ainda melhor. Como forista que fui durante anos, conheço o potencial dos fóruns de aproximar as pessoas. E estando unidos pela mesma causa, ainda melhor!

Lá, com a participação de todos, poderíamos discutir assuntos de forma organizada, desenvolver ideias e muito mais. Sinto que num fórum as opiniões das pessoas num determinado assunto não se perderiam. Aqui no blog, por exemplo, se alguém escrever num post antigo que já não esteja na página principal, o mais certo é que ninguém leia esse comentário. É um pouco como se estivéssemos a “falar para o boneco”… Ao passo que, num fórum, sempre que alguém escreve num determinado tópico, este passa para primeiro lugar na página para que todos saibam que foi actualizado. Se esse comentário merecer resposta, o assunto desenvolve durante mais tempo.
Imagino que a dinâmica e a actividade de todos seria muito maior.

Desta forma, o blog “Caminhos para a Animação Portuguesa” tornar-se-ia meramente informativo e mais objectivo em relação ao melhoramento do futuro da animação em Portugal. Tudo o mais seria para o fórum, limpando o blog de quaisquer assuntos não relacionados com o objectivo.
E assim como no blog, era importante a participação de todos no fórum, pois este não seria mais do que uma espécie de extensão do blog.

Não sei o que acham da ideia de um fórum, mas a mim entusiasma-me! :)

Se o fórum for em frente, é preciso pensar na forma como vai ser organizado.
Faria sentido uma secção sobre os caminhos para a animação portuguesa, em que se dividiam os vários sectores em sub-fóruns: realizadores, animadores, produtores, formação, etc, etc.
Depois propunha uma outra secção que abrangesse outros assuntos onde os foristas pudessem descontrair e falar sobre de tudo um pouco, como por exemplo da indústria do entertenimento, da actualidade, etc. Ou seja, uma secção de “Off-Topic” onde vale tudo (ou quase!) – todos os fóruns necessitam de uma assim. ;)

Uma secção sobre “Anúncios” também seria interessante. Aqui no blog até já foram feitos vários e essa secção serviria para o efeito. Todos poderiam anunciar também as suas próprias exposições, e outras que tais, mantendo todos informados e com maiores probabilidades de aderirem.

Se gostarem do conceito, dêem mais ideias de como organizar o fórum. :)

4 comentários:

Abi Feijó disse...

Eu concordo com a Carina.
Tanto quanto eu percebi durante o encontro de Montemor, já tinha sido tomada a decisão de se fazer um Forum e penso que o Davide Freitas ficou encarregue de o estruturar e fazer avançar.
Pessoalmente tenho sentido alguma dificuldade na organização da discussão à volta de cada tema e exito sempre em colocar uma mensagem nova ou comentar uma anterior sobre o mesmo assunto. Comecei por responder à mensagem inicial, por me parecer mais lógico, mas depois fui-me apercebendo que uma mensagem nova tem mais impacto e é mais fácil de refernciar.
Espero que o Forum comece a funcionar brevemente para que as trocas de informações que vão sendo disponibilizadas aqui se tornem mais claras e eficazes.
Enquanto não temos o Forum vamos continuando com este blog.

caminhos para a animação disse...

informo a todos que este assunto está a ser tratado, e que muito em breve disporemos de um fórum de discussão a par deste blog que, desde já informo, tem atingido grandes níveis de audiência! Espero que estas sinergias sejam bem aproveitadas e que resultem no desenvolvimento sustentado do sector.

Edgar Martins disse...

Concordo, o fórum é uma melhor ferramenta de discussão, torna-se difícil verificar se há comentários novos em todos os posts.

Seria também boa ideia que os tópicos e os posts já lançados neste blog pudessem ser transpostos para o fórum.

Sérgio Martins disse...

Sim Carina, acho que num fórum as contribuições não se esquecem/perdem tão facilmente e há mais espaço para todo o tipo de intervenção, para além de que mais facilmente nos mantemos actualizados. Excelente ideia.