terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Informação sobre Planos de Estudos com animação / Portugal 2010


Olá, boa-noite.

O grupo de trabalho FORMAÇÃO tem vindo a compor uma lista com a oferta formativa disponível em Portugal, aberta ou a abrir durante este ano de 2010.

Uma cópia do documento em pdf (e ainda em processo) pode ser obtido no seguinte link:

Chamo a vossa atenção para o curso que irá abrir em Setembro na ESEC da Universidade do Algarve.

8 comentários:

Cristiano Mourato disse...

Olá todos do grupo "FORMAçÃO". Sou docente na Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha - Instituto Politécnico de Leiria. Apenas um reparo: também existe uma cadeira que se chama "Introdução à Animação" no 1º semestre, do 1ºano.
Depois, existem várias cadeiras relacionadas com cinema em geral onde os alunos podem explorar a na vertente de cinema de animação.
Por exemplo:
Guião - os alunos podem escrever um guião para animação;
Realização - podem realizar um filme de animação;
Tecnologias Digitais - tem uma componente em animação 3D.
Agora não sei se vocês estão apenas à procura de disciplinas especificas, pois na maior parte dos casos os docentes que dão estas cadeiras não são muito ligados ao cinema de animação e os alunos sentem-se um pouco marginais.

Cris

Unknown disse...

Olá a todos!

Gostava apenas de acrescentar informação ao curso do Instituto Politécnico de Leiria. O curso de Som e Imagem pertence à Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha e tem como docente Fernando Galrito.
Para além da UC de Animação no 3ºano, tem também uma UC de Introdução à Animação no 1º ano/ 1º Semestre (6 ETCS), Desenho - 1º ano/ 1º Semestre (6 ETCS) e Tecnologias Digitais - 1º ano/ 1º Semestre (6 ETCS)
A escola tem também um clube de cinema de animação onde são desenvolvidos projectos extra-curriculares.

Obrigada e bom trabalho,
Nádia

Cristiano Mourato disse...

HAHA NANA ao mesmo tempo. Sim deixa-me acrescentar o link do clube:

http://esademotion.animationblogspot.com/

Cristiano Mourato disse...

Aguém me pode dizer como posso fazer o upload de um PDF aqui nos comments?
Tenho um documento sobre apoios ao Ensino Superior da Fundação Caloust Gulbenkian que penso ser muito interessante explorar.
abracix

animanostra disse...

Uma sugestão que eu gostaria de apresentar às escolas com animação curricular era que fizessem uma apresentação anual dos trabalhos dos alunos, na própria escola ou on-line, para o sector profissional.
Proponho também que os estúdios produtores possam receber nem que seja uma vez por ano um grupo alunos de uma escola, que mostrem interesse em animação. Havendo mais escolas que estúdios, a coisa até se pode resolver por sorteio entre as escolas.
Pondo as coisas a mexer umas com as outras, estou certo que haverá bons resultados.
Digo até mais: a ideia parece-me tão boa que até me pergunto porque é que ninguém pensou nela antes. Façamos nós os nossos caminhos, porque ninguém mais os fará por nós.

animanostra disse...

Outra proposta que gostaria de apresentar ao grupo de trabalho da formação, consiste no estabelecimento de um acordo que proporcionasse a elaboração de um relatório docente anual que informe o sector sobre o perfil dos formados em cada escola, que tenham demonstrado talento para a nossa actividade.
A organização deste processo de deveria deveria caber à associação profissional que ainda está por organizar.
Assim, quer até parecer-me, que as escolas de animação deveriam ter também um papel a desempenhar entre as entidades dessa tal associação.
Penso que esta seria uma medida que poderia beneficiar substancialmente o sector, melhorando-o em potencialidades. E teríamos todos menos desculpas para desperdiçar oportunidades.

Edgar Martins disse...

Há também uma pós graduação em animação digital no Instituto politécnico de Viana do Castelo.

http://portal.ipvc.pt/portal/page/portal/estg/estg_cursos/estg_pos_grad/estg_animacao_digital

Maria Teixeira disse...

olá a todos
gostaria de acrescentar que na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, onde estudo, também existem cadeiras de animaçao:
Animação I (1ºS, 3ºano) e Animação II (2ºS, 3º)
estas são opcionais e podem ser escolhidas em ambos os cursos (Design de Comunicação e Artes Plásticas)
nas cadeiras de Video I e Video II, na maior parte das vezes, também podemos desenvolver trabalhos em animaçao se assim o desejarmos