terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Encontro Nacional de Profissionais e Amigos da Animação

Montemor-o-Novo, 23 e 24 de Janeiro de 2010
Auditório
da Biblioteca Municipal Almeida Faria

O encontro de Montemor é aberto a todos quantos pretendam participar no desafio que é contribuir para a definição de um plano estratégico estruturante para o cinema de animação português, considerando, na medida do possível, todas as valências do sector e aproveitando dessa forma todas as sinergias e dinâmicas associadas.


A informalidade e a abertura a todos os contributos de todos os profissionais e/ou entusiastas do cinema de animação são aspectos dominantes das premissas da iniciativa. A presença, na qualidade de oradores, do Presidente da Direcção do ICA|Instituto do Cinema e Audiovisual, Dr. José Pedro Ribeiro, da responsável da programação infantil da RTP – Rádio e Televisão de Portugal, Teresa Paixão, e dos produtores de cinema de animação Luis da Matta Almeida, Presidente da Casa da Animação, e Humberto Santana, Presidente da APPA, visa introduzir aos presentes as diferentes perspectivas da realidade do sector. Deste mote, pretende-se desenvolver uma análise dos meandros da animação portuguesa e a partir daí, discutir e encontrar as linhas gerais e uma estratégia de curto, médio e longo prazo para a animação portuguesa.

O objectivo primeiro deste encontro passa por uma análise do sector tendo como ponto de partida a apresentação de alguns dos directos intervenientes. ICA|Instituto Cinema e Audiovisual, RTP – Televisão Pública, APPA|Associação Portuguesa de Produtores de Animação e Casa da Animação.
Esta análise será suportada pela apresentação de um estudo que traça o estado actual da Animação Portuguesa.
Partindo destes elementos pretende-se, numa segunda fase, discutir, sectorialmente e em plenário, diferentes propostas para uma reorganização e evolução do cinema de animação português.
Estas discussões passam pelo reenquadramento da Animação de autor (curtas e séries de autor), pelo desenvolvimento de apoios a uma indústria que permita criar equipas permanentes de trabalho para a produção de séries, médias e longas-metragens de Animação. Pretende-se ainda discutir as problemáticas da produção, apoio, difusão e ensino da animação no nosso país.
A partir destas discussões e dos desenvolvimentos que delas surgirem, pretende-se aprofundar a análise e o elencar de estratégias e rumos, através da criação de grupos de trabalho sectoriais.
Para tal deverá ser constituído um grupo coordenador, uma equipa de produção e secretariado que acompanhe e motive estes grupos de trabalho que devem continuar a desenvolver ideias e abordagens a apresentar e discutir num próximo encontro, que se pretende vir a ocorrer a 13 ou 14 de Março durante a Monstra|Festival de Animação de Lisboa (a decorrer de 11 a 21 de Março).

Agradece-se desde já todo o interesse, apoio e participação.

Sem comentários: