13 de Março de 2010, Sala 2, Cinema São Jorge, Lisboa
A primeira edição deste encontro, em Montemor-o-Novo, Janeiro passado, reflectiu uma mobilização sem precedentes: cerca de 100 pessoas participaram na iniciativa, motivadas pela vontade de desenvolver uma reflexão séria sobre o sector, e de contribuir para a sua reorganização, tendo em conta a clara mudança de paradigma, que identifica as indústrias criativas como potenciais promotoras de riqueza e veículos privilegiados para a difusão de um património cultural.
Essa reflexão tem como objectivo primordial a elaboração de uma carta estratégica para o cinema de animação em Portugal.
O Encontro de Montemor inaugurou, assim, uma intenção colectiva de definição de um plano estratégico estruturante para o cinema de animação português, considerando as valências do sector e aproveitando sinergias e dinâmicas associadas. Durante dois dias, deram-se a conhecer os principais intervenientes e discutiram-se alguns figurinos e mapas do actual estado da animação portuguesa.
Num segundo momento do encontro, identificaram-se grandes temas, que deram origem a grupos de trabalho – doseando questões de conceptualização, escalas de produção, definição de públicos e mercados, fragilidades e preocupações.
Finalmente, apresentou-se um estudo académico em curso, de que se espera um quadro geral do cinema de animação português.
O primeiro encontro originou também a criação de um blog e de um fórum focalizados nas questões em agenda, que servem o propósito de repositório de sugestões e espaço de discussão aberto e contínuo onde se actualizam e se apresentam pontos de vista, contributos e novas questões.
O próximo encontro terá lugar na Monstra − a quem agradecemos pelo acolhimento − e traduzirá um primeiro levantamento e esboço de análise dos contributos durante o período que permeou os dois encontros, identificando preocupações, alguns caminhos e possíveis abordagens para a viabilização do sector.
A reflexão sobre os grandes temas permanece em agenda, para discussão e debate entre todos os participantes:
1. FINANCIAMENTO | ESCALAS DE PRODUÇÃO |VISIBILIDADE
Grupo de trabalho: Bruno Caetano, Davide Freitas, Júlio Alves, Luís da Matta Almeida, Miguel Braga, Nuno Amorim, Nuno Folhadela, Ricardo Mata, Vanessa Ventura.
2. FORMAÇÃO
Grupo de trabalho: João Silva, José António Cunha, José Pedro Cavalheiro (Zepe), Marina Estela Graça, Pedro Teixeira.
3. ASSOCIATIVISMO | DIREITOS DE AUTOR
Grupo de trabalho: Adriana Castro, Cátia Salgueiro, João Real, Nádia Cardoso.
PROGRAMA
Data: 13 de Março de 2010
Local: Lisboa, Cinema São Jorge, sala 2
10h - Recepção dos participantes
Apresentação dos relatórios produzidos pelos grupos de trabalho
(20 minutos por exposição)
10h15 - Financiamento - escalas de produção - visibilidade
10h45 - Formação
11h15 - Associativismo - direitos de autor
11h45 Pausa para café
12h
Exposição de dúvidas, questões e novas problemáticas suscitadas pelas apresentações.
13h00-14h15 - Pausa para almoço
14h30 – 16h30
Definição de metas e objectivos tendo em vista a produção de um documento estratégico a ser apresentando no Cinanima 2010.
1. Continuação da discussão e reflexão sobre os grandes temas já identificados.
2. Dinâmica e funcionamento dos grupos.
3. Definição das próximas etapas.
4. Calendarização dos próximos encontros e Cinanima 2010.
17h00-17h30 - Conclusões do encontro
18h - CONFERÊNCIA DE IMPRENSA
Sem comentários:
Enviar um comentário