sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Fórum da animação entra em cena

Informamos que foi adquirido um domínio para acolhimento do fórum que agora se anuncia. Este é a fase de arranque do fórum, pelo que devemos considerá-la experimental, sendo que será gradualmente adequado às dinâmicas e expectativas geradas.

Podem desde já registar-se e passar a contribuir activamente para a consolidação deste movimento. Mais, solicita-se que os mais avisados em matérias de funcionamento e gestão de fóruns, vão propondo sugestões que visem a sua optimização.

www.caminhospranimacao.com/forum/

Comunica-se ainda que em breve trecho este blog, que esperamos continue a gerar um diálogo construtivo, transitará para o domínio acima referido, a par com o presente fórum.

Numa terceira fase, espera-se que, também a curto prazo, seja editada uma base de dados sobre a animação, contendo informação sobre todos os profissionais – construída com base nas listagens fornecidas por Eva Yebenes, Casa da Animação e outros agentes do sector.

Desde já obrigado a todos!
Vanessa e Davide

[Ler mais...]

Workshops (não profissionais)


Dado que, compreensivelmente, o grupo da Formação, não faz intenções de se preocupar com os diversos workshops não profissionais de Cinema de Animação (com crianças, jovens, 3ª idade, ...) que tem vindo a ter lugar em Portugal há, pelo menos, 25 anos, gostaria de lançar aqui o repto de se constituir um novo grupo de trabalho sobre este assunto específico.

Assim gostaria de vos fazer, a TODOS, 3 perguntinhas muito simples:

1 - Já fizeram (orientaram ou participaram) em algum workshop de Cinema de Animação?

2 - Em que data foi esta vossa primeira experiência? e a última?

3 - Conhecem alguém, ou alguma instituição, que faça (oriente), ou tenha feito (organize), algum destes workshops? (por favor listem todos os que conhecerem pessoalmente e, se possível, convidem-nos a participar directamente neste Blog, ou no nosso futuro Fórum).

E finalmente gostaria de saber se há algum voluntário para fazer parte deste novo grupo de trabalho para se poderem definir os objectivos a atingir, elaborar um novo questionário e coordenar as informações que vierem a ser disponibilizadas.
Desde já agradeço os vossos comentários, que espero da parte de TODOS.

[Ler mais...]

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Posts esquécidos.

Boa Tarde a todos, sou do grupo de Formação, e notei que o blog só mostra sete posts na primeira página. Queria pedir a alguém, a quem seja permitido editar o blog, que melhore essa capacidade pelo menos até que sejam feitos os links para os forums dos diverços grupos. De forma a que posts mais antigos não fiquem esquécidos.
Muito obrigado

[Ler mais...]

Um fórum de Animação Portuguesa

Foi falado no encontro e não sei se a sua construção já está em curso, mas vim hoje desenvolver um pouco mais esta ideia de um fórum português de animação.

Porquê um fórum?
Antes de mais, porque não? Não temos nenhum.

E depois, seria uma forma de todos os profissionais de animação se reunirem a nível nacional e se conhecerem ainda melhor. Como forista que fui durante anos, conheço o potencial dos fóruns de aproximar as pessoas. E estando unidos pela mesma causa, ainda melhor!

Lá, com a participação de todos, poderíamos discutir assuntos de forma organizada, desenvolver ideias e muito mais. Sinto que num fórum as opiniões das pessoas num determinado assunto não se perderiam. Aqui no blog, por exemplo, se alguém escrever num post antigo que já não esteja na página principal, o mais certo é que ninguém leia esse comentário. É um pouco como se estivéssemos a “falar para o boneco”… Ao passo que, num fórum, sempre que alguém escreve num determinado tópico, este passa para primeiro lugar na página para que todos saibam que foi actualizado. Se esse comentário merecer resposta, o assunto desenvolve durante mais tempo.
Imagino que a dinâmica e a actividade de todos seria muito maior.

Desta forma, o blog “Caminhos para a Animação Portuguesa” tornar-se-ia meramente informativo e mais objectivo em relação ao melhoramento do futuro da animação em Portugal. Tudo o mais seria para o fórum, limpando o blog de quaisquer assuntos não relacionados com o objectivo.
E assim como no blog, era importante a participação de todos no fórum, pois este não seria mais do que uma espécie de extensão do blog.

Não sei o que acham da ideia de um fórum, mas a mim entusiasma-me! :)

Se o fórum for em frente, é preciso pensar na forma como vai ser organizado.
Faria sentido uma secção sobre os caminhos para a animação portuguesa, em que se dividiam os vários sectores em sub-fóruns: realizadores, animadores, produtores, formação, etc, etc.
Depois propunha uma outra secção que abrangesse outros assuntos onde os foristas pudessem descontrair e falar sobre de tudo um pouco, como por exemplo da indústria do entertenimento, da actualidade, etc. Ou seja, uma secção de “Off-Topic” onde vale tudo (ou quase!) – todos os fóruns necessitam de uma assim. ;)

Uma secção sobre “Anúncios” também seria interessante. Aqui no blog até já foram feitos vários e essa secção serviria para o efeito. Todos poderiam anunciar também as suas próprias exposições, e outras que tais, mantendo todos informados e com maiores probabilidades de aderirem.

Se gostarem do conceito, dêem mais ideias de como organizar o fórum. :)

[Ler mais...]

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Informação sobre Planos de Estudos com animação / Portugal 2010


Olá, boa-noite.

O grupo de trabalho FORMAÇÃO tem vindo a compor uma lista com a oferta formativa disponível em Portugal, aberta ou a abrir durante este ano de 2010.

Uma cópia do documento em pdf (e ainda em processo) pode ser obtido no seguinte link:

Chamo a vossa atenção para o curso que irá abrir em Setembro na ESEC da Universidade do Algarve.

[Ler mais...]

Espace Projets ANNECY 2010


Estão abertas as candidaturas ao "Espace Projets" do Festival de Annecy.

Lembro que foi neste espaço que Os Salteadores (1989) e a História Trágica com Final Feliz (2001) encontraram os seus primeiros apoios internacionais.



[Ler mais...]