sexta-feira, 19 de março de 2010

Olá a todos

Na passada terça-feira o grupo sobre associativismo / direitos de autor reuniu-se com Michelle Chan, presidente da CPAV ( Centro profissional do sector audiovisual), que pediu ao sector da animação que elabore uma lista de actividades / profissões especificas da animação, para levar à Assembleia da República. Trata-se de um projecto de lei que reconhece um novo regime de regulação das profissões artísticas, no qual se encontra um sistema próprio de Segurança Social.

Essa lista deve expor competências, saberes, formação, experiências e especifidades do mercado de trabalho. É uma lista simples, mas muito concreta. O nosso grupo, juntamente com a produtora Sardinha em Lata, começou por elaborar uma primeira lista de profissões dentro do sector da animação. Deste modo, vimos partilhar com voces esta lista de modo a ser completada com todas aquelas profissões nas quais algum de vós ainda não se sinta representado.

A Lista inicial engloba as seguintes profissões:

Animador
Layout
Director de animação
Criador gráfico
Intercalador(2D)
Construtor (Volumes)
Figurinista(Volumes)
Traçador (2D)
Técnico de Lypsinc
Director de vozes
Editor/Montador
Pintor (2D,3D)
Técnico de Animação- com conhecimentos técnicos em diferentes softwares de animação (anime studio, toon boom, Flash, Corel, 3Dmax, Maya, etc)

Outras profissões, tais como:

Realizador
Argumentista
Director de Fotografia
Pós-produtor
Sonoplasta
Produtor
Produtor Executivo
Músico
Secretária de Produção

já se encontram na lista do cinema de imagem real.

Antes de mais, e pelo menos até Sábado (dia 20) gostávamos que quem não se sente incluído nestas profissões que o diga e acrescente a profissão que ache que melhor o identifique. Numa outra fase gostaríamos também de contar com a ajuda de profissionais da área para completar as especifidades de cada profissão.

Pedimos desculpa pelo prazo ser tão curto mas só ficámos conscientes da elaboração deste documento no 2º Encontro Nacional e o prazo de entrega será já no final deste mês.

Agradecemos a colaboração de todos e pedimos que as respostas sejam enviadas para o mail do grupo: grupo.associativismo@gmail.com
Adriana Castro, Cátia Salgueiro, João Real e Nádia Cardoso

[Ler mais...]

terça-feira, 16 de março de 2010

Encontro de Profissionais e Amigos da Animação - comunicado

CAMINHOS PARA A ANIMAÇÃO PORTUGUESA

Concluído o segundo encontro de profissionais de animação, que teve lugar no dia 13 de Março de 2010, no Festival Monstra - animadores, argumentistas, estudantes, músicos, produtores, programadores, realizadores e sonoplastas subscrevem o seguinte comunicado:

O Cinema de Animação português teve nos últimos quinze anos um reconhecimento internacional extraordinário com um número de prémios, menções honrosas, selecções para os melhores festivais do mundo e convites para retrospectivas, sem precedentes.

Este contributo inestimável para a projecção da cultura nacional e dos seus autores, facto reconhecido pelo ICA em vários fóruns, está em risco de se esgotar devido à desadequação e à ineficácia do actual modelo de gestão de apoios bipartido pelo ICA e pelo FICA. Assistimos:

- À redução do financiamento disponibilizado pelo ICA, em cerca de um milhão de euros/ano para apoiar a produção de curtas-metragens e para apoiar a internacionalização das empresas, o que é vital para viabilizar a montagem financeira dos projectos e para penetrar nos mercados.

- À passagem dos apoios à produção das séries e longas-metragens de animação em exclusivo para o FICA.

- À inércia que culminou na actual suspensão do FICA. A consequência foi a ausência de apoios à produção de séries e longas-metragens de animação em Portugal nos últimos três anos e o desrespeito por compromissos assumidos previamente com as produtoras nacionais e internacionais.

- Nove a quinze milhões de euros orçamentados para apoiar projectos de animação não foram executados.

- As produtoras nacionais de animação estão na eminência de suspender a actividade, pois enquanto o FICA não voltar a ser activado, não conseguem reunir o financiamento necessário para cumprir com co-produções internacionais, algumas previamente seleccionadas em concurso de apoio ao desenvolvimento do ICA, e com pilotos muito bem acolhidos pelas televisões europeias.

Alarmados com o cenário descrito e com os danos irreversíveis que este pode causar num sector, com inequívoco potencial de expansão, empregabilidade e projecção da imagem externa do país, os profissionais da animação estão em fase adiantada de discussão de uma CARTA ESTRATÉGICA para o sector onde integram propostas relativas a modelos e novas oportunidades de financiamento e de formação de profissionais capazes de salvaguardar o futuro do sector a médio e longo-prazo, e a garantir a qualidade das suas produções.

A Carta Estratégica pretende-se como um documento orientador e gerador de um diálogo profícuo que ajude os decisores políticos a rectificarem erros recentes, a reajustarem sinergias e políticas, a reverem a magnitude do investimento no Cinema de Animação, de modo a consolidarem um dos sectores do cinema e do audiovisual que mais tem prestigiado o país e difundido a cultura nacional.

A Carta Estratégica será entregue nos ministérios da Cultura, Educação e Ensino Superior, e disponibilizado aos órgãos de Comunicação Social após o Festival Cinanima em Novembro de 2010.

[Ler mais...]