O Animatu – Festival Internacional de Cinema de Animação Digital, realizado desde 2004, na cidade de Beja, tem procurado descentralizar os eventos culturais e trazer para uma cidade do interior sul, capital de distrito, um festival de cinema, e com ele o que de melhor se produz no Cinema de Animação Digital, quer a nível nacional, quer internacional.
No Alentejo e Algarve, para além do Animatu, apenas existem outros dois festivais internacionais de cinema!! e, sendo este um dos três festivais portugueses dedicados apenas ao Cinema de Animação e o único direccionado exclusivamente para o digital. Recebe em competição filmes premiados noutros festivais internacionais e trouxe a Portugal diversas personalidades de topo internacionais, como Tom e Pat Sito da Disney/Dreamworks ou Stephen Gregory da Pixar.
Só com enorme esforço pessoal de quem organiza o Animatu foi possível realizar a tarefa árdua de produzir anualmente um festival de média dimensão, que tem crescido ano após ano, com maior visibilidade dos media quer nacionais, quer internacionais, e recebido críticas favoráveis à qualidade dos filmes, actividades, organização…
O parco orçamento disponível ao longo dos anos, sempre insuficiente para a realização de um evento desta natureza, levou a uma ruptura financeira que torna inviável continuar a sua realização sem comprometer a qualidade já atingida por este festival.
A Associação Zootrópio anuncia oficialmente o cancelamento da sétima edição do Animatu, previsto para Outubro de 2010, devido à falta de apoios oficiais. Tudo faremos para encontrar soluções e voltar em 2011.
As nossas desculpas e um obrigado a todos os que nos têm apoiado ao longos destes anos.
O director do festival
Marco Taylor
quarta-feira, 3 de março de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Lamento sinceramente.
O ANIMATU representa uma alternativa não apenas descentralizadora mas, também, diferente (refiro-me à atribuição de prémios).
Assusta a falta de visão e de sentido de oportunidade de quem poderia contribuir (sobretudo localmente) e não apenas com financiamento (no ano passado funcionou com voluntários do Algarve).
Graças ao esforço do Marco, tanto os meus alunos como eu própria tivemos acesso a filmes, exposições, palestras e formação. Além do reencontro com amigos.
Acabo de saber...
É de facto uma pena, mas uma coisa é certa, ninguém poderá tirar mérito ao esforço louvável de todos os envolvidos neste festival, principalmente do seu organizador, Marco Taylor.
Posso apenas esperar que em 2011 o Animatu possa ressuscitar uma vez mais.
Marco, fico triste com esta notícia. É um reflexo de um problema maior, e tenho pena que o teu grande trabalho de dedicação, e das pessoas que rodeavam, tenha ficado ameaçado.
Espero que em 2011 se consigam de novo erguer, e levar a Animação de volta à bonita cidade de Beja.
Um abraço,
João
Enviar um comentário