sábado, 26 de junho de 2010

CONTRA OS CANHÕES, MARCHAR, MARCHAR

Querem saber como a ameaça da dívida pública portuguesa compromete as futuras gerações? Comprometendo o próprio presente! Com o Decreto-Lei 72-A/2010, o estado português lançou a guerra ao cinema e à animação. É este o resultado de décadas de más políticas governativas. Ou não fosse o dia de hoje, o futuro do tempo passado - que passa no presente. O momento até foi bem escolhido para a publicação do decreto-lei: a malta anda distraída com o futebol. Há que ganhar esta guerra, fazendo o governo e a assembleia da república compreenderem que Portugal não pode dar-se ao luxo de perder a animação e o cinema que tem hoje. Portanto, só têm é de legislar e governar de forma competente e instaurar de imediato as políticas que ao invés de destruir, fomentem a produtividade do sector, que tanta falta faz ao país. O activo da animação portuguesa não pode ser indiferente a esta ofensiva. Abaixo com o Decreto-lei! Basta de má governação! As reformas não se fazem com sangrias! Se isto é o melhor que as senhoras e os senhores ministros são capazes de fazer, então nem somos governados por zarolhos… somos governados por cegos que trocam o cinema nacional por umas auto-estradas.

[Ler mais...]

CONVOCATÓRIA

A entrada em vigor do Decreto-Lei 72-A/2010, de 18 de Junho cativa 20% das receitas do ICA relativas a 2010, significando menos 2 milhões de euros para os programas de apoio à produção, à criação, à distribuição e à exibição para este ano; este decreto implica ainda e em complemento um corte cego de 10% em todos os compromissos que o ICA assumiu com filmes e outros projectos em curso, cujos contratos de atribuição de subsídio são anteriores à data de 1 de Janeiro de 2010.Este é o sacrifício que o Governo está a impor a este sector já tão fragilizado. A falência das produtoras, projectos a serem cancelados, rodagens a serem interrompidas, desemprego entre actores e técnicos, vão constituir o efeito imediato destas medidas. O futuro do sector está em risco. Por isso, convocamos produtores, realizadores, actores, técnicos, festivais e cineclubes para uma reunião a decorrer na próxima segunda-feira, às 18h, no São Jorge. PEDE-SE O FAVOR DE DIVULGAR ESTA CONVOCATÓRIA A TODOS (PRODUTORES, REALIZADORES, ACTORES, TÉCNICOS, REPRESENTANTES DOS FESTIVAIS E CINECLUBES)

[Ler mais...]

quinta-feira, 24 de junho de 2010

a todos os produtores de animação



Na sequência das reuniões efectuadas com o Ministério da Cultura e com o ICA, onde nos foi solicitada a apresentação de uma proposta relativa à reformulação das políticas de financiamento público para o sector da animação a entregar até ao final de Julho, vimos por este meio convocar todos os produtores para uma reunião a realizar no próximo dia 1 de Julho, pelas 14h30 nas instalações da animanostra, na av. 5 de outubro nº 10, 1º sala 7, em Lisboa.
Para o efeito e com vista a uma actualização formal, necessária a um bom desempenho do nosso propósito, solicitamos a todos os que desejem participar neste encontro que nos enviem a inscrição da ficha que, juntamente com os estatutos da nossa associação, podem baixar aqui:
a ficha deve ser enviada para:

[Ler mais...]